Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Em defesa da amamentação

Hospital Irmã Dulce promove série de palestras sobre aleitamento materno

Data Publicação: 26/09/2024

Redação: SARAH MARMO AZZARI

Orientações foram voltadas para puérperas e profissionais que atuam no atendimento à saúde materno infantil na unidade hospitalar.

Em agosto acontece o Agosto Dourado, movimento mundial voltado para alertar a sociedade sobre os benefícios da amamentação para a mãe e para o bebê. A cor dourada da campanha faz alusão ao padrão ouro do leite materno, por conter todas as proteínas, gorduras, carboidratos e outros nutrientes que a criança precisa.

Em Praia Grande (SP), o Hospital Irmã Dulce realizou uma série de palestras, com o objetivo de reforçar junto aos profissionais que atuam na maternidade a importância do aleitamento. Na ocasião, quatro apresentações sequenciais abordaram os temas:

- Apoio à mãe que amamenta " Uma perspectiva da sala de distribuição de leite humano no Hospital Irmã Dulce. Foram apresentados indicadores e relatos de experiências exitosas de puérperas cujos bebês receberam leite humano na unidade. Na ocasião, foi informado que a mãe interessada em se tornar uma doadora, deve entrar em contato com o posto de coleta do município, por meio do telefone (13) 3496-5262.

- Reduzindo dificuldades " Amamentação para todos. Foi reforçada a importância de um olhar individualizado para as pacientes, a fim de identificar as que vivem em situação de vulnerabilidade social. "Muitas mulheres são provedoras de seu lar, e diversos fatores fazem a mulher voltar ao trabalho precocemente, como a mãe que trabalha de forma autônoma e precisa retornar logo às suas atividades. Existe uma enorme desigualdade, que viola o direito que as mulheres têm de amamentar os seus", comenta Camila Pereira, coordenadora de enfermagem da maternidade.

- Vencendo a falta de conhecimento X o excesso de informações nas redes sociais; Foi ressaltada a importância de buscar conhecimento sempre em fontes confiáveis e órgãos oficiais, como o Ministério da Saúde, a fim de evitar a disseminação de informações incorretas que podem prejudicar a amamentação.

- 10 Passos para o sucesso na amamentação " A importância da Iniciativa Hospital Amigo da Criança para a redução da mortalidade materno infantil

A Iniciativa Hospital Amigo da Criança - IHAC é um selo de qualidade conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que são:

1 - Ter uma norma escrita sobre aleitamento materno, que deve ser rotineiramente transmitida a toda a equipe do serviço.

2 - Treinar toda a equipe, capacitando-a para implementar essa norma.

3 - Informar todas as gestantes atendidas sobre as vantagens e o manejo da amamentação.

4 - Ajudar a mãe a iniciar a amamentação na primeira meia hora após o parto.

5 - Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas de seus filhos.

6 - Não dar a recém-nascido nenhum outro alimento ou bebida além do leite materno, a não ser que tenha indicação clínica.

7 - Praticar o alojamento conjunto " permitir que mães e bebês permaneçam juntos 24 horas por dia.

8 - Encorajar a amamentação sob livre demanda.

9 - Não dar bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas.

10 - Encorajar o estabelecimento de grupos de apoio à amamentação, para onde as mães devem ser encaminhadas por ocasião da alta hospitalar.

"A educação em saúde é a chave de sucesso para atingir bons resultados. Todos os anos, no mês de agosto, `respiramos" aleitamento materno, é desta maneira que conseguimos treinar, envolver e engajar as equipes para a prática da amamentação. Precisamos estar preparados e passar para as mamães, que nem sempre será fácil, que amamentar exige persistência e paciência, mas os benefícios são valiosos e, através da amamentação podemos construir uma geração mais saudável e consciente da importância do aleitamento", finaliza a coordenadora Camila.

Para as mamães

As puérperas também foram alcançadas pelas ações de Agosto Dourado do Irmã Dulce, por meio de uma palestra para reforçar os benefícios da amamentação.

Para os bebês, o leite materno ajuda na proteção de várias doenças, como diarreia, infecções respiratórias e alergias, além de diminuir o risco de hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade.

Quanto às mães, o ato de amamentar reduz o risco de hemorragia pós-parto, e a chance de desenvolver diabetes tipo 2, colesterol alto e hipertensão, além de reduzir as chances de desenvolver câncer de mama, ovário e endométrio.

Durante a explanação, também foram ressaltadas as desigualdades sociais existentes e que podem significar a ausência de rede de apoio às mães que amamentam, por exemplo. Além disso, foram disseminadas orientações sobre as técnicas de coleta, armazenamento e congelamento do leite materno para ser ofertado aos bebês na ausência da mãe.

Por fim, as participantes receberam medalhas douradas com a frase "amamentar vale ouro", como uma forma de incentivo à adesão ao aleitamento.

O Hospital Irmã Dulce é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de Praia Grande gerenciada em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) " uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil " por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 361 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Santos (SP), Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).

Profissionais do Hosp Irmã Dulce
Promulgação de informação em Hosp. Irmã Dulce
Lembrança entregue pelos profissionais
x