Data Publicação: 10/04/2025
Redação: SARAH MARMO AZZARI
O treinamento teve como objetivo a capacitação de enfermeiros para a inserção, manutenção e cuidados com o Cateter Central de Inserção Periférica
Os enfermeiros do Hospital Irmã Dulce, Pronto Socorro Central e UPA Samambaia de Praia Grande (SP), participaram de uma capacitação sobre o uso do Cateter Central de Inserção Periférica (PICC). Trata-se de um dispositivo utilizado para administrar medicamentos, fluidos, nutrientes e hemoderivados, que se estende desde uma veia periférica até uma veia cava, perto do coração. Também é utilizado para coletar amostras de sangue e, por ser fixo, evita múltiplas punções no paciente e tem menor risco de infecção.
A ação teve carga horária de 10h e, além das informações teóricas disseminadas, os profissionais participaram individualmente de uma atividade prática de inserção, manutenção e cuidados com PICC. As simulações foram realizadas pensando tanto em pacientes adultos quanto pediátricos, por meio do uso de bonecos específicos e de simulador de vaso sanguíneo guiado por ultrassonografia.
"A capacitação para a habilitação do PICC foi uma ótima oportunidade de adquirir novas competências e técnicas com o objetivo final de proporcionar mais segurança e conforto ao paciente durante o período de hospitalização, acompanhando a evolução que o mercado exige e oferecendo o que tem de melhor para o nosso paciente, evitando o excesso de punção venosa, com atuação fundamental do enfermeiro no processo", ressalta Camila Geraldino " Coordenadora de Enfermagem da Maternidade e PS Obstétrico do Hospital Irmã Dulce.
Ao final do encontro, cada participante recebeu um certificado válido em todo território nacional.
O Hospital Irmã Dulce, o Pronto Socorro Central e a A UPA Samambaia de Praia Grande (SP) são unidades da Secretaria Municipal de Saúde de Praia Grande, gerenciadas em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) - uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil - por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 361 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Santos (SP), Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).