Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Segurança do Paciente

SPDM/PAIS promove webinar para fortalecimento de cultura de segurança na assistência

Data Publicação: 11/06/2025

Redação: SARAH MARMO AZZARI

Evento ao vivo mobilizou mais de 600 profissionais que atuam na instituição

A SPDM/PAIS organizou o webinar Abril pela Segurança do Paciente, evento transmitido para todos os municípios em que a organização atua em parceria com a gestão pública na administração de unidades de saúde.

O encontro abordou temas relevantes voltados à promoção da qualidade e da segurança nos cuidados assistenciais, destacando a expansão e o fortalecimento dos Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) das unidades de saúde.

"Foram discutidos processos seguros que transcendem o ambiente hospitalar, estendendo-se às Unidades de Urgência e Emergência e à Atenção Primária. Além disso, o evento disseminou o conceito de "segunda vítima" e possíveis ações de acolhimento aos profissionais em situações de erros. Esses aspectos evidenciam a evolução institucional rumo a uma maior maturidade, alicerçada nos pilares da governança clínica", ressalta a supervisora de enfermagem Lívia Nagata, presidente do Núcleo Institucional de Segurança do Paciente.

As apresentações on-line tiveram início com a palestra Expansão e Fortalecimento da Segurança do Paciente na SPDM/PAIS, ministrada pela gerente da Atenção Primária, Liandra Kubagawa. A profissional destacou a existência do NISP ressaltando suas formas de atuação, que consistem em visitas técnicas de apoio e supervisão, assessoria técnica, elaboração de documentação técnica e treinamentos.

Dentro desse contexto, Liandra destacou a implementação de 304 Núcleos de Segurança do Paciente em unidades de saúde gerenciadas pela instituição nos sete municípios em que a SPDM/PAIS atua. Quanto aos objetivos do NISP frente aos grupos locais, a gerente informou: "estabelecer metas claras para a diminuição de erros que impactam os processos assistenciais e fortalecer a governança clínica com práticas que garantam a responsabilidade, a transparência e a melhoria contínua na prestação de serviços de saúde". 

A explanação seguinte teve como tema Segurança do Paciente Além dos Muros dos Hospitais: Atenção Primária e Unidades de Urgência/Emergência, apresentada por Priscila de Toledo Rosseto, gerente executiva de Governança Clínica do HCOR. A profissional reforçou que, independentemente do nível de atenção do serviço de saúde, os seis objetivos definidos pelo Institute of Medicine (IOM) precisam ser levados em conta em todo o processo de assistência ao paciente:

- Segurança
- Efetividade
- Cuidado Centrado no paciente
- Pontualidade
- Eficiência
- Equidade

"A gente precisa fomentar segurança como uma dimensão de qualidade que independe da categoria de atendimento. Nós erramos quando pegamos o modelo 'hospitalocêntrico' e colocamos na Atenção Primária e Secundária e diz: `faça dessa forma". Porque o conceito de qualidade e segurança é uníssono, precisa ser adaptado para a realidade local", ponderou Priscila. 

O gerente da Qualidade Assistencial e do Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Infantil Sabará, Francisco de Oliveira Junior, ministrou a palestra Errei! e agora?, na qual destacou a importância de adotar uma cultura de responsabilidade ou cultura justa, cujo conceito é diferenciar os profissionais cuidadosos que cometem erros, dos que têm um comportamento de risco consciente e injustificadamente arriscado

Francisco destacou o conceito de segunda vítima, que pode ser pouco conhecido até pelos trabalhadores da área da saúde. A primeira vítima é o paciente que sofreu o dano por conta de um evento adverso; e o profissional que entra em sofrimento por ter cometido o erro é considerado como segunda vítima.  "Essas pessoas precisam ser vistas com bastante cuidado e precisam ser tratadas, acompanhadas, porque muitas vezes desenvolvem problemas, desenvolvem comportamentos que podem afetar toda a equipe", afirma Francisco.

O palestrante encerrou a apresentação com a exibição de um vídeo com relatos de profissionais que se envolveram em um evento adverso, falando sobre como se sentiram e reconhecendo a importância do acolhimento da liderança para que a experiência vivenciada se tornasse um aprendizado, não um trauma. "O que eu senti foi que a preocupação da instituição era realmente detectar onde houve as falhas, para poder fazer as melhorias, correções, treinamento... O tempo todo eu percebi que os questionamentos não eram para buscar culpados, e sim buscar onde estava a falha e de que maneira seria resolvida", afirmou um profissional que se identifica como segunda vítima.

"Este foi mais um evento de sucesso do nosso NISP, alinhado à nossa política de segurança do paciente como ferramenta qualificadora da assistência. Tivemos palestrantes com conhecimento do assunto e atuação na área, que trouxeram brilhantismo às apresentações e discussões. Excelente!", comenta Jorge José Neto, diretor técnico.

Mais de 600 seiscentos profissionais assistiram ao vivo o webinar, que ficou gravado por determinado período para ampliar a oportunidade de acesso aos conteúdos abordados.  "Fiquei impressionado com o número de participantes! Segurança do Paciente é um dos principais pilares de qualidade da SPDM/PAIS. Os Núcleos de Segurança do Paciente nos Hospitais gerenciados pela instituição estão em plena atividade, muito pelo apoio e atuação do NISP", declara José Roberto Ferraro, diretor de unidades hospitalares.

"Foi um momento de aproximação com os objetivos corporativos da SPDM/PAIS quanto à segurança. Extrapolou, de fato, os muros das instituições e solidificou os objetivos. Mesmo a distância, permitiu a sensibilização, reforçou a importância, e motivou o desenvolvimento de estratégias de melhoria contínua", comenta Bruno Silveira, coordenador de qualidade da SPDM/PAIS em Fortaleza.

A Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) - é uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil, e gerencia, por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), 361 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).

Clique aqui e saiba mais sobre o compromisso da SPDM/PAIS com a segurança do paciente. 




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